Miss Campeonato

Capa

MISS CAMPEONATO
Rádio Mayrink Veiga – 1957 a 1964
TV Paulista – 1957 a 1965
TV Tupi-Rio – 1960/1961
TV Gazeta-SP – 1974

Foi Stanislaw Ponte Preta [Sérgio Porto] quem melhor soube traduzir e mesclar três das principais paixões do homem brasileiro: futebol, humor e mulher. É bem verdade que se dependesse de Stanislaw seriam cinco as paixões: futebol, humor, mulher, mulher e… mulher.

Stanislaw Ponte Preta

Stanislaw Ponte Preta

A trinca de paixões foi misturada numa ideia simples, inicialmente para o rádio e apenas para o Rio de Janeiro, que resultou num programa de sucesso absoluto: Miss Campeonato. Tratava-se de satirizar o que ocorria no Campeonato Fluminense utilizando-se para isso um elenco de comediantes, cada um representando um time do Rio. Todos eles contracenavam com a Miss Campeonato, que simbolizava a taça disputada, e que seria interpretada por uma atriz. Como não poderia deixar de ser, a rádio escolhida foi a Mayrink Veiga, emissora em que Stanislaw Ponte Preta trabalhava na época. Coube a Rose Rondelli, atriz e vedete, e uma das Certinhas do Lalau, dar voz à Miss Campeonato. Voz e corpo, pois o programa era feito no grande auditório da PRA-9 e Rose, para delírio do público masculino, apresentava-se de maiô com uma pequena saia, um colírio para a época.

Revista do Rádio nº 416

Revista do Rádio nº 416

A primeira exibição de Miss Campeonato deu-se em 22/07/1957 e rendeu excelentes comentários em jornais e revistas.

Jornal do Brasil – 25/07/1957

Radiolândia Julho/57

Radiolândia Julho/57

O elenco de comediantes da PRA-9, Rádio Mayrink Veiga, era o que havia de melhor. Todas as segundas-feiras subiam ao palco Zé Trindade (Flamengo), Duarte Moraes (Vasco), Geraldo Alves (Botafogo), Mário Senna (Fluminense), Altivo Diniz (América), Matinhos (Bangu), Macedo Neto (São Cristóvão), Ema D’Avila (Portuguesa), Antônio Carlos Pires (Canto do Rio) e Jaime Filho (São Cristóvão).1959 RR 504

O sucesso quase imediato de Miss Campeonato no rádio fez com que o mesmo programa viesse para a televisão de São Paulo. Stanislaw Ponte Preta passou a bola da sua criação para Aloysio Silva Araújo (companheiro na Rádio Mayrink Veiga), que ficou incumbido de desenvolver o programa televisivo.
A escolha a Miss Campeonato em São Paulo recaiu sobre outra Certinha do Lalau: Carmem Verônica. A emissora era aquele em que Aloysio trabalhava: TV Paulista Canal 5. E o elenco não poderia ser melhor: Ronald Golias (São Paulo), Borges de Barros (Corinthians), Walter Ribeiro dos Santos (Palmeiras), Luiz Pini (Santos), Daniel Guimarães (Portuguesa), Chocolate (Ponte Preta), Canarinho (Guarani) e Homem de Mello (XV de Piracicaba). 

1957 Carmem Verônica e Golias no Miss Campenato 11957 Carmem Verônica e Golias no Miss Campenato 3

O programa era ambientado num hotel, chamado FPF Hotel, cujo gerente era Seo Falcolino (Osmano Cardos) numa evidente menção a João Mendonça Falcão, presidente da federação paulista à época.

Carmem Verônica no Miss Campeonato 5

O programa estreou em 12/11/1957 e logo recebeu uma boa crítica em revista.

Revista do Rádio 16/11/1957

Revista do Rádio 16/11/1957

Com os dois programas no ar, Carmem Verônica e Rose Rondelli se transformaram quase numa só. Houve vezes em que Rose Rondelli, por motivo de força maior, precisou ser substituída. E a substituta não poderia ser outra a não ser Carmem Verônica. Assim, como diria Stanislaw, Carmem Verônica era a Rose Rondelli de S. Paulo e Rose Rondelli era a Carmem Verônica do Rio.

Zé Trindade, Carmem Verônica e Rose  Rondelli

Zé Trindade, Carmem Verônica e Rose Rondelli

Em meados de 1958 Carmem Verônica deixa o programa da TV Paulista e Rose Rondelli passa a ser a Miss Campeonato tanto no Rio quanto em Sampa.

Revista do Rádio 1958

Revista do Rádio 1958

Ainda no mesmo ano é ela quem entrega a taça do torneio Roberto Gomes Pedrosa à equipe do Santos FC.

Diário da Noite - 1959

Diário da Noite – 1959

Em 1959 outro mudança no programa da TV Paulista. Rose Rondelli deixa o programa e em seu lugar entra Célia Coutinho, também uma das Certinhas do Lalau. O campeonato paulista de 1959 foi decidido apenas no início de 1960 com a vitória do Palmeiras, que foi – no programa – quem levou a Miss Campeonato para o altar.

Radiolândia - Jan/60

Radiolândia – Jan/60

Já no Rio de Janeiro a Miss Campeonato Rose Rondelli entregava a taça de campeão de 1959 ao Fluminense. 1960 RR 542

O sucesso do programa da PRA-9 fez com que a concorrência procurasse seguir a mesma fórmula, utilizando humor e futebol. O exemplo está na todo-poderosa Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que tentou emplacar um programa semelhante, porém sem o atrativo feminino. 

Revista do Rádio 1959

Revista do Rádio 1959

No final do primeiro semestre de 1960 a TV Tupi do Rio passava também a transmitir Miss Campeonato com base no Campeonato Fluminense. Rose Rondelli, que voltara a apresentar o programa em São Paulo, era, então, três vezes Miss Campeonato: na Mayrink Veiga, na TV Paulista e na TV Tupi-Rio.

1960 rr 587

 Clique no vídeo abaixo e veja Zé Trindade, em depoimento, falando sobre Rose Rondelli, a Miss Campeonato

Em 1961 era a vez de outra Certinha do Lalau assumir o programa Miss Campeonato na TV Paulista: Irma Álvarez, que ficaria até o início de 1962.

1962 rr 644Na segunda metade de 1962 o programa da TV Paulista não seria mais ambientado num hotel e sim numa pensão, a pensão da D. Liga, a mãe da Miss Campeonato. Anilza Leoni , outra Certinha do Lalau, era a nova miss e com um elenco todo renovado para as temporadas de 1962 e 1963.

Foto cedida por Clayton Silva

Foto cedida por Clayton Silva

Na foto acima, de 1963, vemos em pé: Farid Riskalla (Ferroviária); Roberto Barreiros [dulador de vozes de personagens de desenho animado, como Pepe Legal, Babalu, Tartaruga Touché, Hardy “ó vida, ó azar?, Jambo e Ruivão, os dois] (Corinthians); Hélio Athia (Botafogo-RP) e Luís Pini (Santos). No meio: Daniel Guimarâes (Portuguesa), Cláudio Moreno (São Paulo), Anilza Leone [uma das certinha do Lalau] (a Miss), Manoel Inocêncio (Palmeiras) e Diamantina Gomes (dona da pensão e mãe da miss). Agachados:Gilberto Garcia [pai da atriz Isabela Garcia], Francisco Serrano (Bola de Meia, ajudante e garçom da pensão)  e Clayton Silva [tou de olho no senhô] (Juventus). Assim como o programa do Rio de Janeiro, o Miss Campeonato de São Paulo, mesmo depois de 6 anos, continuava sendo atração nas revistas.

Revista Intervalo - 1963

Revista Intervalo – 1963

Em 1964 houve mudanças tanto na TV quanto no rádio. Na TV Paulista seria a vez de Marly Marley, a primeira que não era uma das Certinhas do Lalau, a assumir o Miss Campeonato indo até o ano de 1965.

Revista do Rádio 1965

Revista do Rádio 1965

 Já na Rádio Mayrink Veiga houve primeiro a contratação de Sônia Ferreira, outra que não esteve na listas das Certinhas.

Revista do Rádio 1964

Revista do Rádio Nº 788 1964

Logo em seguida Lígia Rinelli, outra Certinha do Lalau, a última Miss Campeonato do Rádio.

Revista do Rádio 1964

ERevista do Rádio Nº 786 1964

Em 1965, na TV Paulista, uma gaúcha, também uma Certinha do Lalau, seria a última Miss Campeonato: Lueli Figueiró.

Revista do Rádio 1965

Revista do Rádio 1965

Em 1974, a TV Gazeta de São Paulo fez uma tentativa de reapresentar o Miss Campeonato com Lucimara Parisi no papel principal.

Lucimara Parisi na TV Gazeta

Lucimara Parisi na TV Gazeta

O programa ficou no ar por apenas três meses sem, obviamente, conseguir atingir o sucesso dos anos 60/70. 

FacebookTwitterGoogle+