Roberto (Robertinho) Silveira

Roberto Silveira

Nome completo: Roberto Silveira de Souza
Nascimento: 24/02/1931 – Santo Antônio de Pádua – RJ
Falecimento: 09/12/2003 – Rio de Janeiro – RJ 

Robertinho Silveira começou a trabalhar ainda criança, vendendo doces para ajudar à família muito pobre. Também trabalhou em laboratório farmacêutico e em escritório de administração. Em 1950 entrou para a Rádio Mayrink Veiga como datilógrafo. Sua função era bater à máquina o estêncil a ser mimeografado com textos de humor escritos por Haroldo Barbosa, Antônio Maria, Leon Eliachar e Sérgio Porto, o Stanislaw Ponte Preta. Também datilografava os textos humorísticos escritos por Gilberto Martins, diretor artístico da emissora. Certo dia tomou a coragem de escrever um e apresentá-lo ao diretor. Depois de ler, a reação de Gilberto Martins não foi das melhores: rasgou o texto e jogou-o no lixo. “Escreva outro”, foi a ordem que Robertinho recebeu. Logo compreendeu que era para continuar tentando e insistindo. E assim o fez várias vezes até que Gilberto Garcia selecionou um, fez algumas pequenas alterações e ordenou que fosse posto no script do programa que iria ao ar naquele dia. Robertinho havia passado no vestibular do humor e dali para frente nunca mais parou de escrever. De início escrevia três ou quatro textos diário de três minutos de duração. Mas não demorou a tornar-se parceiro de Haroldo Barbosa no horário nobre. Depois vieram as parcerias com Chico Anysio, Antônio Maria e Stanislaw Ponte Preta. Logo depois chegou a escrever três ou até quatro programas diários.
Durante mais de 50 anos viveu na “ponta aérea do humor”, trabalhando entre Rio e São Paulo, simultaneamente. Escreveu programas antológicos para o rádio e a TV, como: “Miss Campeonato”, “Noites Cariocas”, “Chico Anysio Show”, “Balança, mas não cai” e “Escolinha do Professor Raimundo”, dentre vários outros. Em 1958 foi agraciado com o troféu “Microfone de Ouro”, da revista Radiolândia, como o melhor produtor humorístico do ano.
Robertinho Silveira era agitado, notívago e muitas vezes sentimental. Segundo sua filha Marcela, ao completar 40 anos de idade, passou quase a noite toda chorando, imaginando que estivesse ficando velho. Era amigo de todos e de um bom copo, capaz de protagonizar cenas inusitadas. Numa delas, foi embora em alto teor alcoólico de uma festa na casa do amigo Augusto César Vanucci. No dia seguinte recebeu um telefonema de Vanucci que lhe pedia para fosse buscar suas roupas. Robertinho havia ido embora pelado.
Incansável, Robertinho Silveira, mesmo travando uma luta desigual com uma doença, trabalhou criando textos de humor até o último dia da sua vida.
 Clique no vídeo abaixo e assista o depoimento de Roberto Silveira, falando a respeito dos programas de humor da Rádio Mayrink Veiga, nos anos 50 e 60, emissora à qual ele muito tempo pertenceu.

 

PRINCIPAIS TRABALHOS EM HUMOR NO RÁDIO E NA TELEVISÃO:

Levertimentos – Rádio Mayrink Veiga – 1954

A cidade se diverte – Rádio Mayrink Veiga – 1954

A grande revista – Rádio Mayrink Veiga – 1954

Vai da valsa – Rádio Mayrink Veiga – 1954 

Vai levando – Rádio Mayrink Veiga – 1954

Miss Campeonato – Rádio Mayrink Veiga – 1957

Miss Campeonato – TV Paulista – 1957

Time da comédia – Rádio Mayrink Veiga (RJ) – 1957

Noites Cariocas – TV Rio – 1958

A Cidade Se Diverte – TV Tupi-Rio – 1960

Comédia, pão e manteiga – TV Paulista – 1960

Folias das mercearias – TV Rio – 1960

Noite de Gala – TV Rio – 1960

TV Se Te Agrada – TV Paulista – 1960

Ô Abre alas – TV Record – 1965

Chico City – TV Globo – 1963 

Stanislaw Ponte Preta Show – TV Tupi-Rio – 1967

Balança, mas não cai – TV Globo – 1968

Sandra e Mieli – TV Globo – 1976

A festa é nossa – TV Globo – 1982

Estúdio A…gildo – TV Globo – 1982

Balança, Mas Não Cai – TV Globo – 1982

Chico Anysio Show – TV Globo – 1982

Humor livre – TV Globo – 1984

Bronco – TV Bandeirantes – 1986

Agildo no país das maravilhas – TV Bandeirantes – 1987 

Cabaré do Barata – TV Manchete – 1988

Escolinha do Prof. Raimundo – TV Globo – 1990

Estados Anysios de Chico City – TV Globo – 1991 

Zorra Total – TV Globo – 1999

FacebookTwitterGoogle+