Marcos César

Marcos César

Nome completo: Ary Madureira Filho

25/09/1934 – Sorocaba – SP

15/09/1987 – Sorocaba – SP

Aos 16 anos, Ary Madureira Filho começou a escrever no Diário de Sorocaba a respeito das sessões da Câmara Municipal. Resolveu adotar o pseudônimo de Marcos César por um simples motivo: sabia que seu pai, Sr. Ary Madureira, jamais aceitaria o fato de o filho estar trabalhando com “aquela gente”, isto é, jornalistas.

O texto fino e irônico do jovem chamou logo chamou a atenção dos leitores do jornal, inclusive do seu próprio pai.

Sem saber que falava com o próprio, o Sr. Ary Madureira chegou a comentar com o filho que gostava de ler a coluna daquele tal de Marcos César, que ironizava e satirizava sem piedade as sessões dos vereadores da cidade.

Se as colunas de Marcos César chamaram a atenção dos leitores, o mesmo se deu em relação aos vereadores. E em menos de dois anos Marcos César já era considerado persona non grata na Câmara Municipal de Sorocaba.

Em 1953, já com a ciência do pai, começou a trabalhar na PRD-7 Rádio Clube de Sorocaba. Ali fez de tudo: foi locutor, sonoplasta, redator, autor, radioator até chegar  a diretor artístico da emissora.

Em 1956 chegou ao Rio de Janeiro para estudar e ali conheceu Max Nunes, a quem apresentou alguns textos. Max Nunes ficou encantado com o que leu e imediatamente o indicou a J. Antônio D’Ávila, diretor da Rádio Tupi, que o contratou. Marcos César fez sua estreia programa Super Loja Chegue e Pegue, cuidando dos esquetes humorísticos. Foi sucesso imediato.

Diário da Noite 05/09/1956

Diário da Noite 05/09/1956

Diário da Noite 11/09/1956

Diário da Noite 11/09/1956

No ano seguinte, Marcos César emplaca seu primeiro programa humorístico: Ladrão De Sorrisos. Outro sucesso na Rádio Tupi. Ainda em 1957, estreia no teatro escrevendo o texto para a companhia do produtor Silva Filho, na revista Rumo A Brasília, que tinha Consuelo Leandro e Agildo Ribeiro no elenco.
A facilidade de combinar humor com música valeu a Marcos César grandes sucessos no teatro de revista, como É Tudo Juju-Frufru, Comigo É No Carcará e Menina, Moça  e Mulher.

Mas foi em sua volta a São Paulo, em 1957, que ele pôde desenvolver todo o seu talento para o rádio e a televisão. Primeiro na Rádio Tupi e depois –por intermédio de Blota Jr. – nas Emissoras Unidas, Rádio e TV Record. 

Intervalo 1961

Intervalo 1961

Durante os anos dourados da TV Record, Marcos César criou uma série de programas de sucesso, em geral, mesclando música e humor.

Folha de S. Paulo 1960

Folha de S. Paulo 1960

Cena de 7 Belo Show 1963

Cena de 7 Belo Show 1963

1964

Folha de S. Paulo 1964

Foi dele a criação da primeira novela humorística da televisão brasileira: Ceará contra 007, uma paródia do filme de James Bond Moscou contra 007

São Paulo Na TV 1965

São Paulo Na TV 1965

Marcos César produziu vários programas que mesclavam humor e música. Um de grande sucesso foi Chocolate e seus Bombons, com o comediante Chocolate contracenando com as mais maravilhosas vedetes da época. E por falar em vedetes, Marcos César, simultaneamente ao rádio e à tv, escrevia várias peças para teatro de revista, muitas vezes em conjunto com Wilson Vaz ou José Sampaio.  Foi da paixão pela música que, em parceria com Adoniran Barbosa, ele compôs “Vila Esperança”, uma dentre várias composições.

Ele escreveu textos para os maiores nomes do humor brasileiro, tais como Ronald Golias, Maria Tereza, Pagano Sobrinho, Chocolate, Moacyr Franco, Renato Côrte Real e Chico Anysio, dentre vários outros.

Marcos César fez uma pausa na criação de textos humorísticos para, em 1968, compor Vila Esperança, musicado e gravada por Adoniran Barbosa.        

Em 1971, Marcos César criou Golias Em Circuito Fechado, primeiro espetáculo solo do comediante no teatro. Logo em seguida seria a vez de desenvolver o texto de Chico Anysio… Só.

Desde o final dos anos 70 até meados nos anos 80, Marcos César trabalhou em casa. Gostava de escrever em sua velha Remington. Quando a IBM lançou a máquina elétrica de escrever, sua família resolveu fazer uma surpresa e lhe deu uma de presente.  Para surpresa de Ediça, a esposa, e dos filhos Marcos César, Patrícia e Maria, ele trabalhou apenas uma semana na nova máquina. Em seguida, aposentou-a e tornou a escrever na velha Remington.

 Marcos César foi contratado pela TV Globo, mas recusou-se a sair de Sorocaba e ir morar no Rio. E como fazer para que a emissora carioca recebesse os textos numa época em que ainda não havia fax e muito menos e-mail? Ora, Marcos César telefonava para a produção no Rio de Janeiro e ditava seus textos. Não foi por outro motivo que a Globo resolveu o problema, mandando instalar um Telex em sua casa para que pudesse enviar os textos dentro do prazo.

Na Globo, a principal parceria de Marcos César foi com Chico Anysio com quem já havia trabalhado anteriormente em São Paulo, na TV Record. Foi dele a criação de personagens como Zé Tamborim, Azambuja, O OProfeta e Salomé de Passo Fundo. Sem contar os textos dos monólogos de Chico para o Fantástico.

Mesmo com o telex na casa de Marcos Césara, não foram poucas as vezes em que Chico Anysio recebera o monólogo que fazia no Fantástico poucos minutos antes de entrar em cena. Marcos César era daqueles que esperavam até o limite para pôr suas ideias no papel. Produzia melhor sob pressão. E o mestre Chico Anysio sabia melhor do que ninguém que valia a pena esperar.

Clique no vídeo e relembre um texto escrito por Marcos César, interpretado por Chico Anysio em sua participação no Fantástico.    

 

PRINCIPAIS TRABALHOS EM HUMOR NO RÁDIO E NA TELEVISÃO:

Ladrão de Sorrisos – Rádio Tupi – 1957

Rua do sobe e desce – Rádio Record – 1959

Revista Musical Cometa – TV Record – 1959

Entre parentes – Rádio Record – 1959

Tão ruim que nem nome tem – Rádio Record – 1959

Show 713 – TV Record – 1960

O Lento e o Lerdo – TV Record – 1960

Ciranda – TV Record – 1961

Meio diário do meio-dia – Rádio Record – 1961

7 Belo Show – TV Record – 1961

Chocolate e seus Bombons – TV Record – 1964

Jô Show – TV Record – 1964

Grande Show Rivo – TV Record – 1964

O Homem e o Riso – TV Record – 1964  

Os Quatro Homens Juntos – TV Record – 1965

Ceará Contra 007 – TV Record – 1965

Quem Bate – TV Record – 1966

Mãos ao ar – TV Record – 1966

Côrte-Rayol Show – TV Record – 1967

Quadra de Setes – TV Record – 1967

Chico City – TV Globo – 1973

Planeta dos Homens – TV Globo – 1976

Praça da Alegria – TV Globo – 1977

Chico Total – TV Globo – 1981

Chico Anysio Show – TV Globo – 1982

Chico Anysio no Fantástico – 1972/1987

FacebookTwitterGoogle+