Em 1959 “Praça da Alegria”, comandada por Manoel de Nóbrega, já era sucesso na TV Paulista – Canal 5. No mesmo ano, Nóbrega a o elenco de Praça da Alegria foram contratados para apresentar o mesmo programa na TV Rio – Canal 13.
Entretanto, um dos comediantes não pôde (ou não quis) acompanhar o elenco. Era Borges de Barros, que interpretava um mendigo com ares e papos de megalomania. Seu personagem sempre saudava Nóbrega de forma polida: “como vai, meu caro colega?”
Como o personagem era importante para o programa, seria preciso encontrar outro comediante que pudesse interpretá-lo. Nóbrega soube, então, de um comediante descoberto por Chico Anysio, chamado Jorge Loredo. O magricela Loredo iniciava a caminhada com o personagem Zé Bonitinho. Loredo foi apresentado a Nóbrega, que – com seu olho clínico – logo percebeu que ali estava o comediante de quem precisava. Convite feito; convite aceito. Loredo, no entanto, fez um pedido: gostaria de compor o personagem de forma levemente distinta do que Borges compusera em São Paulo. Nóbrega aceitou com a condição de que não se alterasse a essência do personagem. Assim Jorge Loredo compôs um mendigo estiloso, que usava monóculo, polainas rasgadas, e pronunciava algumas palavras ora em inglês, ora em francês. Iniciava seu diálogo com Nóbrega chamando-o de “Nobre Amigo”.
O sucesso de Jorge Loredo em Praça da Alegria, no Rio, foi imediato e tão grande que fez com que outros programas convidassem o personagem para participações especiais. Isso não só atraía público, mas também importantes convidados. Um exemplo está na presença do colunista social Ibrahim Sued e das irmãs Márcia e Maria Stella, filhas do presidente Juscelino Kubitscheck (padrinho de casamento de Jorge Loredo) na participação de um esquete com o famoso mendigo.
Numa entrevista à Revista do Rádio, em 1960, Jorge Loredo chegou a relatar como se inspirara para criar o personagem do Nobre Amigo.
Dessa forma, a “Praça da Alegria” ficou com dois mendigos: Borges, em São Paulo, e Loredo, no Rio. Depois da morte de Manoel de Nóbrega, quando em 1977 a TV Globo resolveu reeditar o programa numa espécie de homenagem póstuma, foi Jorge Loredo o convidado a interpretar o célebre mendigo.
Clique no player e reveja o Mendigo criado por Jorge Loredo, contracenando com Vianna Jr. dentro do programa Show Riso, do SBT, em 1982.