Santelmo, o primeiro corno

Santelmo - 1961 - Noites Cariocas

Santelmo – 1961 – Noites Cariocas

Em 1960, o programa “Noites Cariocas” era sucesso absoluto na TV Rio e, simultaneamente, na TV Record. Um dos pontos altos do programa era a participação do personagem Santelmo, criado por Chico Anysio. Santelmo dos Anjos (Chico Anysio sempre dava nome e sobrenome aos seus personagens, embora nem sempre o sobrenome fosse conhecido do público)  era um dedicado e inocente marido, que jamais percebia as traições de sua esposa, a Dadivosa. O personagem possuía características marcantes. Uma delas era a voz fraquinha e fina, que acompanhava um sorriso bobinho. Outra característica era o pirulito do qual sempre se deliciava durante os esquetes. O personagem também tinha um bordão que se tornou famoso: Ignoro!
Depois de Noites Cariocas, o personagem acompanhou Chico Anysio ao “Chico Anysio Show” tanto na TV Rio como posteriormente na TV Excelsior. A força do personagem pode ser conferida no interessante “telegrama” postado em página de edição do Jornal do Brasil de 1964 numa convocação de Santelmo por Chico Anysio, que anunciava sua volta à TV RIO. 1964 Santelmo telegrama

Ouça um esquete de Santelmo (com a participação da atriz Zélia Guimarães) gravado em 1962, no programa Chico Anysio Show, na TV Rio.  

FacebookTwitterGoogle+

Write a Reply or Comment