Stuart, o aloprado

00 Walter_Stuart1

Nome completo: Walter Canalles
Nascimento 27/07/1922 – Birigui – SP
Falecimento 11/02/1999 – São Paulo – SP 


O humor estava no sangue de Walter Stuart, que era primo-irmão de Oscarito, um dos maiores nomes do humor no cinema brasileiro. Nascera numa família dona de um circo, o Circo Canalles. Durante quase 30 anos Walter acompanhou a família na vida circense até que seu pai resolveu vender o circo e ir para São Paulo. Motivo: havia sido inaugurada a primeira emissora de televisão no Brasil, a TV Tupi de São Paulo. 
A Tupi contratou não apenas Walter, mas a família Canalles inteira: seu pai e sua mãe; seus irmãos, Cathy e Henrique, e até seu filho Adriano, ainda um garoto. O teste fora feito por Oduvaldo Viana. Todos foram contratados como atores, menos Walter e seu irmão Henrique. Ambos foram transformados em diretor de estúdio, uma função de grande importância na época. Criativo e inquieto, Walter não demorou a começar também a representar. Foi mestre de cerimônias do Circo Bom-Bril.

Walter Stuart - 1957

Walter Stuart – 1957

Em 1954 criou A Bola do Dia, apresentado por ele e o ator David Netto. A Bola do Dia era pouco mais que uma piada encenada focalizando um assunto do cotidiano. O programa, que estava sempre em cima da atualidade, tinha apenas cinco minutos de duração, mas era sucesso absoluto, resultando em comentários no dia seguinte. Permaneceu no ar por 10 anos.

Walter Stuart e David Neto

Walter Stuart e David Neto Livro TV Tupi – Coleção Aplauso

Criou outros programas de muito sucesso, tais como Olindo Topa Tudo, que era feito sempre em externas.

Revista 7 ?Dias na TV1957

Revista 7 ?Dias na TV1957

Olindo Topa Tudo era um programa ao vivo, que, pelo nome já dá pra perceber que era uma bagunça total. Na mesma época, a Tupi de São Paulo apresentava, também ao vivo, o seriado O Falcão Negro, com José Parisi, que era aventuras de capa e espada, o maior sucesso do momento. Stuart morava a duas quadras da emissora. Logo, vivia lá mesmo que não tivesse o que fazer. Certo dia, durante um episódio de Falcão Negro, AO VIVO, José Parisi foi surpreendido por alguém que batia à porta. Aquilo não estava programado. Estranhou, mas abriu a porta. E Parisi, com roupas de época, deu que cara com quem? Com Stuart, de roupas normais, com um papel na mão. Stuart com seu cinismo habitual:
— Sua graça, por favor?
— Falcão Negro, disse Parisi, espumando de raiva.
— Telegrama para vossa pessoa.
Stuart entregou o papel e foi embora. Parisi ficou possesso. Quando o programa terminou, ele nem se trocou. Saiu de Falcão Negro pela rua e foi até a famosa Padaria Real, ponto de encontro dos artistas da TV Tupi. E lá estava o Stuart tomando seu café tranquilamente. Não fosse a turma do deixa-disso e Parisi teria dado uma surra em Stuart. Parisi saiu dali jurando vingança. Passam-se alguns meses. UM dia, Stuart está encenando Olindo Topa tudo, AO VIVO, quando alguém bate à porta, algo fora do script. Stuart abre. Era o Parisi de Falcão Negro com um papel na mão.
— Seo Olindo Topo Tudo? – disse ele, sorridente.
Mas para surpresa, a resposta de Stuart foi:
— Não, o Olindo não mora mais aqui. Algum recado pra ele?
Sem saber o que dizer, Parisi entregou o papel já amassado de tanta raiva.
— Sim, entregue esse telegrama pra ele.
Foi então que Stuart saiu-se com essa:
— Pois não,. Sua graça, por favor?
— Falcão Negro, disse novamente espumando de raiva.
— Hum, e como é que o senhor pode trazer um telegrama se na sua época o telegrama ainda não foi nem inventado?
Parisi disse “não sei” e foi embora batendo a porta fazendo balançar o cenário todo.
Já em TV Stuart Canal 0 ele parodiava e satirizava o meio circense, que tanto conhecia.

Revista Intervalo 1964

Revista Intervalo 1964

Outra grande criação de Stuart foi “Vai Graxa, Dotô?”, programa em que ele  interpretava um engraxate negro que atendia ilustres clientes – políticos, em sua maioria –, fazendo uma divertida entrevista.

Governador Adhemar de Barros e Walter Stuart - 1962

Governador Adhemar de Barros e Walter Stuart – 1962

WalterStuart2

Na TV Record – Walter Stuart tendo à sua esquerda Sílvio Luiz

Participou de vários programas, trazendo ao palco toda a sua experiência circense. Eram esquetes que quase não possuíam falas e Stuart muitas vezes atuava sozinho. Era comum vê-lo escalar uma parede de quatro ou cinco metros de altura para pendurar uma simples faixa e, de repente, despencar do alto. Ou então destruir um cenário inteiro na tentativa de matar um mosquito que não o deixava dormir.
Relembre Walter Stuart no programa Praça da Alegria, na Tv Tupi, em 1974, contracenando com Manoel de Nóbrega e Durval de Souza. 

Foram inúmeras as vezes em que se machucou em cena até com certa seriedade. E, por vezes, acabava também machucando algum colega. Ficava triste, mas na semana seguinte o fato tornava a se repetir.
Segundo Adriano Stuart (Adriano Roberto Canales 1944-2012), seu filho e também ator/diretor, Walter Stuart atuava 24 horas por dia, dentro e fora da televisão. Certa vez, foi em viagem para captar imagens de Olindo Topa Tudo no Alto Xingu, a convite do sertanista Orlando Villas Boas. Na selva, Stuart fingiu que ia bater no diretor Luiz Gallon, mas os índios levaram a sério a brincadeira e acabaram por atirá-lo no rio.
Walter Stuart fez também novelas e filmes. Um de seus últimos trabalhos em tevê foi interpretar um amalucado dono de bar, contracenando com Carlos Alberto de Nóbrega, em A Praça É Nossa, no SBT. 
Em 1999, já afastado do meio artístico, veio a falecer depois de travar uma luta contra um câncer no pâncreas durante oito meses.
Walter Stuart foi, talvez, o mais imprevisível comediante e humorista de televisão brasileira.

PRINCIPAIS TRABALHOS EM HUMOR:

Circo Bombril – 1952 – TV Tupi

A Bola do dia – 1954 – TV Tupi

Novas Atrações Pirani – 1957 – TV Tupi

Cássio Muniz em Revista – 1957 – TV Tupi

Olindo Topa-Tudo – 1957 – TV Tupi

Seo Genaro – 1958– TV Tupi

Seo Peppino – 1960 – TV Tupi

Va graxa, dotô? – 1962 – TV Execelsior

A Cidade se diverte – 1963 – TV Excelsior SP

São Paulo Se Diverte – 1963 – TV Excelsior SP

Show Riso – 1963 – TV Excelsior

TV Stuart Canal 0 – 1964 – TV Excelsior SP

Nós na cidade – 1965 – TV Excelsior

A Cidade Se Diverte – 1965 – TV Excelsior

Praça Brasil – 1987 – TV Bandeirantes

A Praça é Nossa – 1987 –  SBT

 

FacebookTwitterGoogle+