O “causo” da apendicite

Jarara e Ratinho

Jararaca e Ratinho formaram uma dupla que não perdia a oportunidade de provocar as autoridades através de suas músicas e seus esquetes. Formada por José Luís Rodrigues Calazans (1896-1977), o Jararaca, e Severino Rangel de Carvalho (1896-1972), o Ratinho, a dupla se utilizava de sátira, paródia, desafio, non-sense e, sobretudo, jogo de palavras.

Dupla Jararaca e Ratinho

Dupla Jararaca e Ratinho

Jararaca e Ratinho foram fazer show em Belo Horizonte próximo de época em que o então governador Juscelino Kubitscheck ficara internado por causa de apendicite. No entanto, segundo relatos da época, o verdadeiro motivo teria sido um atentado a tiros. O motivo teria sido uma discussão durante uma festa.
Quando chegaram em Belo Horizonte já eram fortes os rumores sobre apendicite/tiro. Sabedor de que a dupla não perdoava ninguém, o empresário que os havia contratado foi incisivo: era proibido tocar o assunto.
O show ia transcorrendo de forma tranquila até que num dado momento o que se ouviu foi o seguinte diálogo da dupla:
— Cunpadre, apendicite mata?
— Não, cumpadre. Apendicite não mata. Mas “abala”. 
Por muito tempo a dupla deixou de ser convidada para fazer show na capital mineira.

Há outra versão do mesmo fato descrita em trecho do livro A Criação de Novos Estados: Verdade e Mito, de Pedro Valle. A versão conta que Sara Kubitscheck, esposa de Juscelino, era quem havia arquitetado a informação da apendicite para as rádios e jornais. E que, sabedores do fato, Jararaca e Ratinho teriam feito a seguinte gozação:
— Cunpadre, afinal, foi bala ou apendicite?
— Sei não, cumpadre. Não se sabe nem se sara ou não sara. 

FacebookTwitterGoogle+