A Velha Surda

Velha Surda 2

A Velha Surda de A Praça da Alegria, de Manoel de Nóbrega, e de A Praça é Nossa, de Carlos Alberto de Nóbrega, é um dos personagens mais emblemáticos do humor brasileiro.
Mas o que poucos sabem é que, antes de ser uma velha surda, o personagem era um velho surdo. Sim, no início dos anos 60, Manoel de Nóbrega criou um personagem: um velho que ouvia muito mal e, por isso, trocava o contexto de tudo o que ouvia, entendo absurdos através de palavras com a mesma sonoridade.
O personagem foi dado a um jovem ator chamado Rony Rios (Ronald Leite Rio 1936-2001). Entretanto, ao ensaiar, Rony perguntou se poderia, em vez de um velho, fazer uma velha. e mostrou a voz em falsete do personagem. O velho Nóbrega, sensível como sempre, só perguntou uma coisa: você consegue fazer essa voz assim fina durante todo o quadro? Rony disse que sim e isso foi o bastante para Manoel.
Foi Rony Rios quem compôs a figura da personagem à qual ele jamais abandonou: a saia preta, a blusinha de babado sempre fechada até a gola, a peruca com o coque, o guarda-chuva. Surgia, então, Bizantina Scatamacchia Pinto, viúva do Clementino.
De início, a vítima da velha surda era o próprio Nóbrega, mas depois passou a ser um frequentador da praça vivido por Viana Jr. (Sérgio Von Putkammer 1941-2010) a quem a velha passou a chamar de Apolônio.
A personagem da velhinha ficou no ar até o ano 2000. Em toda a sua existência, a Velha Surda contracenou com várias personalidades, todas fazendo questão de curtir os absurdos que ela ouvia. Dentre as inúmeras vítimas da Velha Surda estão Roberto Carlos, Ronnie Von, Angélica, Hebe Camargo, Telê Santana, Sidney Magal, Fat Family e muitos outros.
Clique no vídeo abaixo e assista a um quadro da Velha Surda em A Praça É Nossa de 1990.

 

FacebookTwitterGoogle+