José Sampaio

Sampaio

Nome completo: José Roberto Abrão Chain
Nascimento 28/03/1936 – Lins – SP
Falecimento 16/09/2009 – São Paulo – SP

Quando garoto era goleiro e, segundo relatos, era craque, apesar da baixa estatura. Também era briguento e não pensava duas vezes em pôr em prática alguns golpes de boxe, seu segundo esporte predileto. A tudo isso juntava-se o fato de ser apaixonado pelo rádio e cinema. Se fosse pela sua vontade, seu caminho estaria entre o futebol, o pugilismo e a vida artística. Entretanto, o pai tinha outro pensamento. Queria, sim, ver o filho formado em Direito. Este foi o motivo que levou o jovem José Roberto a deixar o interior de São Paulo e ir para a capital tentar realizar ao menos um de seus sonhos.
Precisou ter muita fibra para enfrentar a frustração do fracasso em testes nos campos, nos ringues e nos estúdios. Até que um dia a sorte começou a lhe sorrir. Depois de um teste foi convidado por Manoel de Nóbrega a participar do programa sensação do rádio dos anos 50: Programa Manoel de Nóbrega, pela Rádio Nacional de São Paulo. Começava ali a sua carreira como radioator.

Raquel Martins e José Sampaio

Raquel Martins e José Sampaio

Mudou o nome para José Sampaio numa homenagem a Silveira Sampaio, um dos maiores nomes do teatro, rádio e TV brasileira. Aconselhado pelo comediante Chocolate começou a desenvolver textos de humor e comédia.
Mudou-se para o Rio de Janeiro e ali iniciou alguns trabalhos para o teatro de revista. Em pouco tempo, José Sampaio tornou-se um dos mais requisitados autores tanto no Rio quanto em São Paulo. “Samba de Cartola”, “Só Vênus”, “Esquadrão de Beldades” e “Elas têm piriri no pororó” foram alguns dos seus títulos do gênero que aliava humor à música, ao luxo e às grandes coreografias.
Durante os anos 70 voltou a se dedicar quase que exclusivamente ao humor televisivo, passando por todas as emissoras do eixo Rio-São Paulo.
A partir dos anos 80 iniciou parceria com Chico Anysio que duraria mais de uma década depois de haver passado pela TVS, embrião do SBT, escrevendo programas como Alegria 81, Alegria 82, Reapertura e Feira do Riso. Ao lado de Chico surgiram marcantes criações como alguns dos personagens mais marcantes da Escolinha do Professor Raimundo. Delineados por Chico, Sampaio cria Dona Cacilda [Cláudia Jimenez], dona Bela [Zezé Macedo], seo Peru [Orlando Drummond] e Rolando Lero [Rogério Cardoso], e vários outros.
José Sampaio ainda criaria o emblemático Bento Carneiro, o vampiro brasileiro, cujo nome foi dado por Jorge, seu único filho.
Convidado pela RTP, rede estatal portuguesa, José Sampaio colaborou com o programa “As lições do Tonecas”, que tornou-se sucesso absoluto em Portugal.
Nos final dos anos 90 ainda escreveria “A Escolinha do Barulho”, na TV Record. Na virada do milênio seria colaborador de Carlos Alberto de Nóbrega em “A Praça é Nossa”, no SBT, e de Tom Cavalcante no “Show do Tom” pela TV Record.
Seu último trabalho foi na equipe de redatores em “Uma Escolinha Muito Louca” pela TV Bandeirantes, em 2008.

PRINCIPAIS TRABALHOS EM HUMOR:

Programa Manoel de Nóbrega – Rádio Nacional-SP – 1954

Miss Campeonato – TV Paulista –1957

Praça da Alegria – TV Paulista – 1957

Clímax para Milhões – TV Paulista – 1957

O Grande Espetáculo – TV Paulista – 1957

A Noite é de Garbo – TV Paulista – 1958 

Tá Tudo Naquela Base – TV Paulista – 1960

Noite de Gala – TV Rio – 1960

Tim-tim por tam-tam – TV Rio – 1960

TV Rio Riso – TV Rio – 1960

Domingo Alegre – TV Rio – 1962

Chico Anysio Show – TV Excelsior – 1963

O Riso é o Limite – TV Rio – 1963

A Cidade se Diverte – TV Excelsior – 1964

Viva o Vovô Deville – TV Excelsior – 1964

Cré com Cré; Zé com Zé – TV Tupi-Rio – 1968

Domingo Alegre – TV Tupi – 1976

Cidade de Araque – TV Bandeirantes – 1977

Os Pankekas – TV Tupi – 1978

Reapertura – SBT – 1981 

Alegria 81 – SBT – 1981

Alegria 82 – SBT – 1982

Chico Anysio Show – TV Globo – 1982

Show Riso – TV Record – 1985

Chico Anysio Show – TV Globo – 1988

Escolinha do Prof. Raimundo – TV Globo – 1990

Estados Anysios de Chico City – TV Globo – 1991 

As lições do Tonecas – RTP – Portugal – 1998

Escolinha do Barulho – TV Record – 1998

A Praça é Nossa – SBT – 2001

Zorra Total – TV Globo – 2002

Show do Tom – TV Record – 2007

Uma escolinha muito louca – TV Bandeirantes – 2008

FacebookTwitterGoogle+