Sobre o blog

AS CERTINHAS DO LALAU

A proposta é relembrar, parar os mais antigos, e de apresentar, aos mais novos, uma criação do genial Stanislaw Ponte Preta [Sérgio Porto], que alvoroçava o meio artístico em sua coluna de jornal elegendo as “certinhas”, as mais belas artistas que se destacavam pela beleza e talento.

Com seu tradicional bom humor, irreverência e uma incrível disposição para admirar e exaltar as mulheres, Stanislaw Ponte Preta ao final de cada ano, de 1953 a 1967, divulgou em suas colunas de jornal e revista a lista dos dez nomes – entre vedetes, atrizes e cantoras – que, segundo sua opinião, mais haviam se destacado.

Depois de algum tempo, a coluna já não era apenas mais um ato de irreverência do autor e sim um ponto de referência feminina no mundo artístico. Ser uma Certinha do Lalau passou a ser sinônimo de estrela e de bons cachês e contratos como consequência.

Tanto é verdade que muitas atrizes e vedetes – mesmo sem nunca terem figurado na famosa lista – tiveram, anos mais tarde, seu nome ali incluído. Muitas o fizeram em entrevista; outras, por obra de seus historiadores e biógrafos.

Assim, pela primeira vez, são apresentadas as 15 listas da Certinhas do Lalau, cada uma com dez nomes. Alguns aparecem repetidos várias vezes, como o das atrizes Carmem Verônica e Iris Bruzzi. Outros surgem uma única vez. Mas isso pouco importa. Uma vez Certinha, sempre Certinha.

FacebookTwitterGoogle+